Envelhecer

Dona Suzi chega aos 101 anos com receita de longevidade

Ela costurava e lavava roupas para fora, cuidava da casa, cozinhava e tomava conta de 12 filhos. Com uma rotina agitada assim, dona Suzi Correa Domingues realizou um desejo: completar um século de vida.

A centenária, que vive em Santa Maria, vai assoprar 102 velinhas no mês de outubro. Desde o ano passado, as festas de aniversário são realizadas na casa da idosa. Mas, na festa dos 100 anos, a família se reuniu em um salão para comemorar.

_ Vieram filhos, netos, bisnetos e trinetos de São Paulo e Porto Alegre, junto com os agregados. Foi muito bonito _ conta a filha Lourdes Aidan Domingues, 76 anos, que cuida de dona Suzi.

12 opções para curtir a quinta em Santa Maria 

A família é formada por 12 filhos, 21 netos, 23 bisnetos e oito trinetos, que costumam visitar dona Suzi com frequência. Todos brincam que ela já conversou bastante nos últimos 100 anos, e, por isso, agora quer ficar mais quieta. Quando a reportagem chegou à casa dela, no Bairro Perpétuo Socorro, dona Suzi estava sentada no sofá, esperando. Apesar de ter trocado poucas palavras com a equipe, manteve o olhar atento ao que estava acontecendo e observou toda a conversa.

A idosa sempre gostou de beber vinho e atribui ao hábito um dos segredo para chegar aos 101 anos de vida. O consumo moderado da bebida é, inclusive, recomendado por médicos como a Adriana Brum Chami.

CLIQUE na foto abaixo e confira uma galeria de fotos

Foto: Lucas Amorelli / Diário/ NewsCo


PALAVRA DE ESPECIALISTAS

De acordo com a médica, uma pesquisa feita em 2004, pela revista National Geographic e pesquisadores de longevidade, foram detectadas "Zonas Azuis" ao redor do mundo, locais em que as pessoas vivem melhor e por mais tempo. Nesses ambientes, a população chega a 100 anos com taxas 10 vezes maiores do que nos Estados Unidos, por exemplo.

Estudantes entram com ação popular exigindo que prefeitura licite o transporte coletivo

Os cientistas também descobriram, nessa pesquisa, que há nove características comuns entre as pessoas centenárias, tais como: fazer exercícios físicos, perseguir um propósito de vida, trabalhar menos, seguir a regra dos 80 (parar de comer quando tiver 80% satisfeito), consumir mais vegetais e não tantas comidas processadas e pesadas, beber vinho moderadamente, desenvolver atividades espirituais, tornar a família a grande prioridade e criar laços afetivos.

Dona Alzira Rodrigues, 104 anos, moradora de Pinhal Grande, na Região Central, praticava pelo menos alguns desses hábitos enumerados pela ciência: comia muita salada e legumes e sempre se manteve ativa e ajudou muitas famílias trabalhando como parteira.

_ Eu comia as verduras que a gente plantava em casa. E trabalhava, mas, agora, estou mais parada e fico conversando com os netos. Mas acredito que por foi a alimentação saudável o que me fez viver até agora _ afirma Alzira.

Carolina é uma das pioneiras em profissão dominada pelos homens

O educador físico e personal trainer Rodrigo Dias da Costa também aconselha que os idosos façam atividades físicas para melhorar o equilíbrio e a agilidade.

_ Dos 30 aos 50 anos, nós vamos perdendo 6% da nossa força por década. A partir dos 50, perdemos 10% a cada 10 anos. É importante que eles façam atividades físicas que vão dar ganho de força, para que eles possam continuar com as suas rotinas normais _ aconselha o especialista.

Os idosos também podem fazer atividades em casa, com o auxílio do peso do próprio corpo, utilizando móveis da residência. Os exercícios podem ir desde agachamentos a apoios e abdominais.

88 vagas de empregos e estágios para quinta-feira

Já para o cérebro, o neurologista Jorge Derly Lauda indica que sejam feitas muitas leituras e jogos e que os idosos tenham convívio social. 

_ A alimentação saudável e a prática de atividades físicas também é recomendada _ acrescenta ele. 

DICAS
_ Coma mais saladas e verduras e deixe de lado as carnes pesadas e comidas processadas
_ Faça exercícios regularmente
_ Persiga um propósito de vida
_ Cuide os excessos
_ Tire férias e trabalhe menos
_ Torne a família como prioridade de vida
_ Beba vinho moderadamente
_ Desenvolva atividades espirituais
_ Crie laços afetivos 

Fontes: Adriana Brum Chami, Jorge Derly Lauda e Rodrigo Dias da Costa



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

93 vagas de empregos e estágios para sexta-feira

Próximo

Polícia indicia autor confesso de assassinato de jovem grávida

Geral